terça-feira, 26 de abril de 2011

Continuação

           A origem mística da tatuagem
A tatuagem parece ter se revestido de certa importância na China antiga. O seu símbulo é indicado pelo sentido original do caráter WEN, que designa os caracteres simples da escrita, o escrito, mas também a sabedoria política confuncionalista.
WEN significa linhas que se cruzam (o que poderia
relaciona-lo à tecelagem),veias,rugas,desenhos.
Certas grafias representam um homem tatuado:trata-se de uma invocação permanente,de uma identificação com as forças cósmicas  e,ao mesmo tempo,de um modo fundamental de comunicar-se com elas. É o simbolismo mais geral da tatuagem,coferido em consequência de uma inciação que torna possivel essa comunicação.
Ao mesmo tempo, essa iniciação é um rito de integração em grupo social, do qual a tatuagem é um sinal inalterável: é o signo da tribo (Grad, Liot, wiec).
O aspecto religioso da origem                  da tatuagem
 
  Manfred Lurker diz que a colocação de sinais sobre a pele também não era desconhecido no Oriente antigo. A pessoa se colocava diante de uma divindae e lhe declarava a sua fé; os líbios usavam, algumas vezes, em sinal da deusa egipcia NEIT; no culto egipcio de Dionízio da época ptolomaica, a consagração à divindade era realizada pela marcação com fogo, do modelo de uma folha de hera; havia uma marcação religiosa com fogo nos místerios de Cibele Átis. Segundo  Luciano de Samosata, os adoradores de Artargates, na Hierópoles síria, colocava um estigma no punho ou na nuca.
                         
                      Tipos de tatuagens
  Nos povos primitivos, as principais fomas adotadas de tatuagemeram as seguintes: riscas, pontos, associação de ambos elementos,
números expressos por eles, nós e laçarias, cruzes, estrelas, triangulos, losangos, círculos, combinação ou mais dos citados grupos, figuras antropomórficas, totais ou parciais (membros) muito estilizadas , etc. J. Cola indica que a tatuagem tambem foi ultilizada em magia imitativa. Um escorpião tatuado "pode" evitar a picada deste animal, etc. Conclusivamente, assim, a tatuagem tornava-se um tipo de amuleto ou superstição.fique alerta, J.Blanchard diz que o diabo geralmemte tem boa aparência.

domingo, 24 de abril de 2011

O PERIGO OCULTO

    O PERIGO OCULTO DE SIMBULOS
              ORIGEN E SIGNIFICADO DA TATUAGEM
A origem da tatuagem é incerta.Seus vestigios foram
encomtrados em sítios arqueológicos na França,Italia,Portugal e na Romênia;também no antigo Egito,Mongólia,nas civilizações pre-colonbianas e no Brasil.Descartan as ilhas polinésias,no pacifico sul , de onde um explorador conhesido como capitão James Cook levou a palavra tattoo para a Inglaterra,e do ingles foi incorporada
no vocabulário da maiorias das línguas ocidentais.
     a origem da palavra tatuagem
James cook(descubridor do surf ),portanto,é considerado o pai da palavra "tattoo"que apareceu primeiramente em seu diário como "tattaw". Essa expressão era conhecida também como "tatau", normalmente usada para referir-se ao som feito durante a execuçãoda tatuagem, onde se utilizava ossos finos como agulhas e especies de martelinhos para introduzir a tinta na pele.
     O envouvimento original da tatuagem com  A magia
A tatuagem possui uma espécie de valor sacrificial e de entrega. O conseito original de tatuagem envouve magia,com conotação de talismã definitivo.Por isso a Bíblia faz um apelo maravilhoso:"Rogo-vos,pois,irmãos,pela conpaixão de DEUS, que ofereçaisos vossos corpos em sacrificio vivo,santo e agradaveu a DEUS"(rm 12.1).
Os etnólogos descreven,como resultados de sus pesquisas,a tatuagem como signo que pode ser usado para distinguir o sexo,tribo e hirarquia (Robert Lowie, Antropologia Cultural),ou simples profanização do semtido místico.No inicio praticava-se a tatuagem especialmemte como "rito de passagem" ou de  iniciação,mudanças de idade e nas transformações da personalidade. J.Cola assinala claramente que diversos momentos da antiguidade remota já assinalavam a existência da ultilização da tatuagem.
     A origem egípicia da tatuagem 
A tatuagem foi encontrada no Egíto, onde  à  saserdotiza  de Hathor mostrava três risas no baixo-ventre,relacionando-a,portanto,ao ocultismo e as religioes de mistérios. O movimento new age têm propagado largamente os simbulos egípicios,os quais são claramemte regeitados por DEUS em sua santa palavra,devido seus vinculos com antigas divindades.Veja o que a biblia diz:

  
                                                 Bastet
simboliza a deusa egipicia lunar tutelar, associada à fertilidade , a deusa Artemis (Diana para os romanos) e à deusa nordíca Freia.Leia EZ 20.7;30.13; IS 19.3;31.1-3;2.12-18.
                                                          olho de hóruz
deus egipiciodo céu.É usado como amuleto de proteção,feitiçaria e curanderismo (o yu-gi-oh! usa um pendurado no pescoso).DEUS abomina esté simbulo (JR 43.12-13).
                                  Ankh  
Data do antigo Egito,associado ao sacerdote Imhotep,considerado um semideus, ligado a magia e ao deus egipcio.A Biblia regeita 
a magia em todas as formas(LV 19;31).
                                                                                       FÊNIX 
Passaro sagrado entre os egipcios.era cansiderada a encarnação do deus sol.atualmente está relacionado à serie do bruxo harry potter.A bruxaria traz auto destruição (GI 5.19-21).
                                                               
                                A piramide
Tida como amuleto de sorte,é na verdade um cemiterio ,onde colocavam a mumia dos faraós.Trata-se de um talisma de maldição.Leia JR44.8;EZ 20.7;30.13.
                                          
                                                Escaravelho
Amuleto mais popular do Egito e depois do oriente Médio.Está associado a Khepri,deus egípcio do sol nascente.A Biblia é categórica neste assunto (EZ 20.7;30.13;IS 19.3;31.1-3).