quarta-feira, 22 de junho de 2011

O significado oculto nos simbulos

          O significado oculto nos simbolos
Jack Tresidder em sua obra O GRANDE LIVRO DOS SIMBOLOS, Ediouro, faz uma diferença entre signo e simbolo. Os signos têm significados práticos e sem ambigüidade. Já os simbolos têm uma ressonância imaginativa maior e significados mais complexos, às vezes ambiguos. Alguns simbulos carregam as crenças mais antigas e fundamentais que os seres humanos tiveram sobre o cosmo, seu lugar nele, como se comportar e o que honrar e reverenciar. Muitos têm implicações psicológicas e profundamente religiosas, como é o caso da tatuagem.
                                  
          A imagem expressa no simbolo
Jack Tresidder menciona que para comunicar idéias amplas, as imagens antecedem em muito a escrita. Entalhadas, tatuadas pintadas ou trabalhadas em esfinges, vestuários ou ornamentos, as imagens tornaram-se familiares por intermédio da repetição.
Eram usadas com finalidades mágicas, para afastar, segundo se acreditava, o mal, suplicar aos deuses ou aplacar a sua ira - e também controlar sociedades, mantê-las coesas, inspirar lealdade, obediência, agressão, amor ou medo. O simbolo tem com freqüência, forma de ícone, que imita a coisa à qual se refere.
quando um simbolo deve ser regeitado?
O que fazer se o significado do simbolo não é claro? Há três principios que podem ser aplicados ao símbolo:
    Principio 1- Quem fez o simbolo?
De onde vem o simbolo? Quem o projetou? Mesmo uma imagem ingênua como a da rosa pode ser carregada de "espinho". A rosa, enquanto planta, é uma criação divina. Contudo, dependendo do valor atribuido ao seu desenho, as pessoas podem transformá-la numa representação afetiva, boa ou maligna. Inclusive, EZ 8 fala das imagens pintadas no "templo", abominadas  por Ele:
     Ele me disse: "Entre e veja as coisas repugnantes e más que estão fazendo". Eu entrei e olhei. Lá, desenhadas por todas as paredes, vi todo tipo de criaturas rastejantes e animais impuros e todos os idolosda nação de Israel (Ez 8.9-10-NVI).
     
   você sabia? (o caso do smile)
Você se lembra do smile (aquele largo sorriso)? Trata-se do simbolo da contracultura da década de 60, usado primeiramente nos Estados Unidos e na Europa. Corresponde, na verdade, ao êxtase criado experiencia com drogas, com LSD ou ácido. Veja: sem saber você pode ter esse simbolo em casa e ser um veiculo de uma propaganda negativa, mesmo que não concorde com ela. É verdade que muitos jamais atribuirão isto ao simbolo! Contudo, na dúvida, leia, consulte, pergunte e pesquise. Descubra a origem do simbolo. Não significa, porém, que todo simbolo seja ruin.
  PRINCIPIO 2 - QUEM USA O SIMBOLO?
Alguns para poder se tatuar, escolhe um desenho ou uma declaração que facilite uma justificativa. Há, porém, duas questões:
    1. Ainda que a imagem (ex. o deseno a rosa) não seja reconhecida como simbolo, ao ser tatuado, ela passa a ser onsiderada como tal devido á natureza simbólica da tatuagem. A pele se torna uma tela e a pessoa do seu veiculo de identificação. Pergunte à  pessoa e ela dirá: esta rosa significa (simboliza) tal coisa. Neste momento, a flor deixará de ser uma simples figura para ser uma imagem que comunica valores, afetividade, crenças, dependência, etc. O desenho então será parte do corpo, da pessoa; os dois serão um, se fundirão.
 2. A simples tatuagem, seja qual for o dezenho, quebra a ordenança biblica que diz:
 "...e escrita de tatuagem não poreis em vós" (A torá- tradução judaica)."Não façan cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos" (Lv 19.29-NVI - nova verção internacional da Bíblia).

  PRINCIPIO 3 - ONDE SE USA O SIMBOLO?
Por fim, ainda, qual é a percepção do valor do desenho para quem tem contato com a figura? No caso da rosa, a tatuagem pode expressar diversos significados, mesmo que esta não tenha sido a intenção original do tatuado. Analise essas tatuagens:


rosa negra-simbolo de morte e tragedia.

cabeça de abóbora-A abóbora representa a alma penada de jack e a lanterna serve para guiá-lo do inferno para à terra.

ku klux klan - teva inicio com os veteranos da guerra civil americana com o fim de promover discriminação racial.

A espada cruzada-indica a suposta proteção de ogum; tatuada na perna esquerda.


O saci-pode ser usada por traficantes, e tem se tornado rara entre os detentos nos ultimos anos.

A espada de são jorge-Também significa proteção de ogum e é feita na perna esquerda.

Um circulo com um X. Pode designar aquele que espalha o terror. associada a assaltantes de bancos.

Senhora aparecida-Tatuada normalmente nos braços e no peito, pode indicar bandido de alta periculosidade.

Punhal cravado no cérebro-Pode identificar um assasino de policiais, condenados por latrocínio e homicidio.

O unicórnio-Está associado a magia, aos misterios e a poderes magicos na antiga china.

Cobra enrolada num punhal-Pode designar um traidor;feita em local visivel do corpo para ser facilmente identificado.

A bruxa-Praticantes de wicca, ligada à feitiçaria feminina.

Playboy banny-Simbolo do herotsmo e pornografia.
                        

3 comentários:

  1. O que há de mais ridículo na internet sobre tatuagens!

    ResponderExcluir
  2. Kkkk, onde vamos parar?
    Sem noção

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado Como diz a palavra:"o meu povo tem sido destruído por faltar lhes o conhevimento"

    ResponderExcluir