terça-feira, 26 de abril de 2011

Continuação

           A origem mística da tatuagem
A tatuagem parece ter se revestido de certa importância na China antiga. O seu símbulo é indicado pelo sentido original do caráter WEN, que designa os caracteres simples da escrita, o escrito, mas também a sabedoria política confuncionalista.
WEN significa linhas que se cruzam (o que poderia
relaciona-lo à tecelagem),veias,rugas,desenhos.
Certas grafias representam um homem tatuado:trata-se de uma invocação permanente,de uma identificação com as forças cósmicas  e,ao mesmo tempo,de um modo fundamental de comunicar-se com elas. É o simbolismo mais geral da tatuagem,coferido em consequência de uma inciação que torna possivel essa comunicação.
Ao mesmo tempo, essa iniciação é um rito de integração em grupo social, do qual a tatuagem é um sinal inalterável: é o signo da tribo (Grad, Liot, wiec).
O aspecto religioso da origem                  da tatuagem
 
  Manfred Lurker diz que a colocação de sinais sobre a pele também não era desconhecido no Oriente antigo. A pessoa se colocava diante de uma divindae e lhe declarava a sua fé; os líbios usavam, algumas vezes, em sinal da deusa egipcia NEIT; no culto egipcio de Dionízio da época ptolomaica, a consagração à divindade era realizada pela marcação com fogo, do modelo de uma folha de hera; havia uma marcação religiosa com fogo nos místerios de Cibele Átis. Segundo  Luciano de Samosata, os adoradores de Artargates, na Hierópoles síria, colocava um estigma no punho ou na nuca.
                         
                      Tipos de tatuagens
  Nos povos primitivos, as principais fomas adotadas de tatuagemeram as seguintes: riscas, pontos, associação de ambos elementos,
números expressos por eles, nós e laçarias, cruzes, estrelas, triangulos, losangos, círculos, combinação ou mais dos citados grupos, figuras antropomórficas, totais ou parciais (membros) muito estilizadas , etc. J. Cola indica que a tatuagem tambem foi ultilizada em magia imitativa. Um escorpião tatuado "pode" evitar a picada deste animal, etc. Conclusivamente, assim, a tatuagem tornava-se um tipo de amuleto ou superstição.fique alerta, J.Blanchard diz que o diabo geralmemte tem boa aparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário